Entrevistas dos 50 anos
da Administração:
Adm. Ruy Giffoni
A APASM em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão de Administrador está realizando uma série de entrevistas com os associados fundadores da entidade. Para dar início a esta sequência de entrevistas, o primeiro fundador a falar foi o Adm. Ruy Giffoni, um dos grandes mentores e incentivador da entidade no contexto atual, o qual fala a respeito de sua formação como Administrador, sua carreira e as perspectivas atuais e futuras para os novos Administradores formados em nossa região. Leia a seguir a entrevista concedida à Assessora de Comunicação Social da APASM.
Entrevistado
Nome: Ruy Giffoni Filho.
Data de nascimento: 17/ 10/ 1959.
Data de formação de curso superior: 1985.
Instituição de formação de curso superior e demais cursos: Graduação em Administração pela UFSM, Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela UFSM, Curso de propaganda e merchandising na FGV/RJ.
AC: Quando surgiu a ideia de cursar administração?
Ruy - Busquei o Curso de Administração para ter embasamento nos objetivos profissionais que tinha, como trabalhar no varejo e de me tornar empreendedor.
AC: Como foi a sua época de graduação? Quais pontos o senhor descreveria como positivos de um estudante de Administração?
Ruy - Sempre fui um discente extremamente dedicado. Aproveitei os professores e conhecimento proporcionados por eles, assim como, as diversas oportunidades de estágio e também as oportunidades dentro da UFSM, como a monitoria de marketing que me abriu muitas portas.
Destaco que o estudante tem que estar atento às oportunidades e estar preparado para enfrentá-las e o momento de aprendizado e preparação como administrador ocorre durante a graduação.
AC: Conte sobre sua experiência profissional, como primeiro emprego, qual considera como trabalho mais desafiador em relação ao seu trabalho atual, assim como, as oportunidades que surgiram como Administrador?
Ruy - Meu primeiro emprego surgiu através de uma visita técnica da graduação a uma grande empresa de Santa Maria (no final da graduação). Após demonstrar conhecimento prévio e interesse na empresa durante a visita, fui convidado a trabalhar na empresa na área comercial. Iniciei a trabalhar, um dia após me formar em Administração, e dentro da empresa tive muitas oportunidades de crescimento, e fui aproveitando-as à medida que iam surgindo.
Após sair do primeiro emprego, atuei em diferentes empreendimentos, nas mais diferentes áreas da administração: eventos, vendas, saúde, pesquisa de mercado, turismo. Atuei ainda como administrador no ramo de alimentos e comercial. Atualmente sou administrador do Royal Plaza Shopping, desde 2008.
Uma de minhas características mais importante é a de buscar sempre inovar e saber utilizar as estratégias essenciais do profissional.
Em 2003 fundamos a APASM, junto com alguns colegas de profissão, na qual fui presidente da mesma durante quatro anos.
AC: Quais são as perspectivas futuras para os administradores Santamarienses, a partir de sua própria experiência no mercado?
Ruy - As perspectivas são boas, pois, cada vez mais, as dificuldades das empresas aumentam e o mercado é irrestrito, cada vez cresce mais, quanto mais precisar de gente competente mais o pessoal deverá se preparar.
São diversas oportunidades e áreas em que o administrador pode atuar na cidade, mas ainda há a necessidade de especialização, principalmente dos recém formados, com grande espaço nas áreas de RH e Marketing.
*AC: Assessora de Comunicação da APASM (Bárbara de Avila).
