Entrevistas dos 50 Anos da Administração:

Adm. Ivonisa de Abreu 

No mês de setembro, em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão de Administrador, a APASM está realizando uma série de entrevistas com os associados fundadores da entidade. Para dar sequência a série de entrevistas, a fundadora convidada a falar foi a Adm. Ivonisa Castagna de Abreu, uma das principais incentivadoras da entidade no contexto atual, a qual fala a respeito de sua formação como Administradora, sua carreira e as perspectivas atuais e futuras para os novos Administradores formados em nossa região. Leia a seguir a entrevista concedida à Assessora de Comunicação Social da APASM.

Entrevistada:

 

 

Nome: Ivonisa Castagna de Abreu

Data de nascimento: 02/ 09/ 1955

Data de formação de curso superior: 1979

 

 

Instituição de formação de curso superior e demais cursos:

 

Graduação em Administração pela UFSM

Especialização Gestão Empresarial UFSM

Mestrado em Administração pela UFSM

 

 

AC - Quando surgiu a idéia de cursar Administração?

 

Ivonisa: Na época não havia muitos cursos na UFSM, dentre as opções o curso de Administração era o que melhor preparava para o mercado de trabalho e tinha uma boa perspectiva de crescimento profissional.

 

 

 AC - Como foi a sua época de graduação? Quais os pontos que você descreveria como positivos de um estudante de Administração (perfil)?

 

Ivonisa: O curso de Administração já era referência, principalmente na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Desde o inicio da graduação trabalhei como bolsista na direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), datilografando muitos documentos, o que facilitou para demais oportunidades de trabalho que tive.

 

 

AC - Qual foi sua contribuição no processo de fundação da APASM?

 

Ivonisa: Após doze anos me dedicando apenas à família, decidi voltar a trabalhar, então fiz o concurso para servidora da UFSM e fui aprovada. Comecei a trabalhar na secretaria do curso de Administração da instituição e por necessidade do Curso me tornei presidente do Conselho Regional de Administração - CRA em Santa Maria, realizando inicialmente atividades como palestras em instituições e as carteiras do Conselho para os Administradores. Como a demanda de serviços do Conselho foi crescendo cada vez mais, após mais ou menos 12 anos, surgiu à idéia de trazer uma delegacia do CRA/RS para Santa Maria. E a partir disso, surgiu a APASM.

Vencemos muitas dificuldades para trazer a delegacia e a associação; junto a muitos colegas Administradores conseguimos montar a sede do CRA e da APASM.

 

 

AC - Relate um pouco a respeito de sua experiência profissional, como primeiro emprego, trabalho mais desafiador, mais satisfatório e o atual, assim como, as oportunidades surgiram na vida de Administrador.

 

Ivonisa: A Administração permeia todas as profissões, em minha percepção. Com o passar do tempo, conhecendo a profissão, passei a amar e viver Administração. Viver em sala de aula, como professora do curso na ULBRA e com o trabalho na UFSM, me faz cada vez mais admirar e me sentir realizada nessa profissão.

 

 

AC - Quais as perspectivas futuras para o Administrador santa-mariense, a partir de sua experiência no mercado de trabalho?

           

Ivonisa: Por mais que digam que Santa Maria seja uma cidade difícil de encontrar emprego, em minha visão, Santa Maria não tem todos os cargos de atribuição dos Administradores preenchidos; se a gente conquistasse todos esses espaços para os Administradores em todos os setores, respondendo e fazendo com aquilo que o Administrador sabe fazer: planejar, organizar, controlar e executar; com certeza, Santa Maria seria melhor. 

 

 

 

*AC: Assessora de Comunicação da APASM (Bárbara de Avila).

 

 

Endereço 

Rua Cel. Niederaurer 1565/06, Conjunto CRA/RS-APASM

Centro - Santa Maria, RS 

CEP: 97015-121
 

Ligue

T:  55 99609 5252

Whatsapp: 55 9609 5252
 

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

©CoCCcccccoooppppyrig

Copyright APASM - Todos os direitos reservados