Entrevistas dos 50 da Administração:

Adm. Antonio Carlos Lemos

No mês de outubro, dando continuidade às comemorações alusivas aos 50 anos da regulamentação da profissão de Administrador, a APASM está realizando uma série de entrevistas com os associados fundadores da entidade. Para dar sequência a série de entrevistas, o fundador convidado a falar foi o Adm. Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos, um dos profissionais mais atuantes e incentivadores da entidade no contexto atual, o qual fala a respeito de sua formação como Administrador, sua carreira e as perspectivas atuais e futuras para os novos Administradores formados em nossa região. Leia a seguir a entrevista concedida à Assessora de Comunicação Social da APASM.

           Entrevistado:

 

 

Nome: Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos

 

Data de nascimento: 02/ 04/ 1947

 

Data de formação de curso superior: 1972

 

 

 

Instituição de formação de curso superior e demais cursos:

 

Graduação em Administração pela UFSM

Especialização em Gestão Educacional pela UFSM

Mestrado em Planejamento Estratégico e Políticas Institucionais pela UFSC

 

 

 

AC - Quando surgiu a idéia de cursar Administração?

 

Lemos: Na década de 60 se falava muito em organização e por ter o perfil de Administrador, e ser uma pessoa ligada ao social e na época pertencer à entidade esportiva na região, acabei optando por Administração.  Outro motivo que me fez escolher o curso, que inicialmente não foi a minha escolha primeira, foi o incentivo do amigo Carlos Costa Beber, que afirmava que Administração era a “profissão do futuro” ao qual traria muitas possibilidades de trabalho e que me daria muitas satisfações profissionais futuras.

 

 

 

 AC -  Como foi a sua época de graduação? Quais os pontos que o senhor descreveria como positivos de um estudante de Administração.

 

Lemos: Iniciei a graduação na terceira turma do curso de Administração da Universidade de Federal de Santa Maria - UFSM, ao qual tive muitas oportunidades proporcionadas pela universidade. Com o despertar dessa atividade profissional na época, mesmo que de forma incipiente como alunos da UFSM tivemos muitas atividades nas empresas da cidade. Também como aluno participei junto a minha turma da pesquisa em que determinava os perfis dos profissionais do Distrito Industrial de Santa Maria, que iniciava suas atividades na época. Essa participação nos incentivou muito, o que acabou se criando um grupo de colegas, coordenado pelo Carlos Costa Beber, fundando o Diretório Acadêmico do curso de Administração da UFSM.

 

As empresas na época proporcionaram muitas oportunidades de estágio, em diversas áreas de atuação do profissional, o que acabou gerando esse dinamismo atual da profissão na cidade e também, em outras regiões do Brasil. Nossa turma de graduação também foi pioneira do projeto RONDON, na região Norte do país. Trabalhamos em Boa Vista – Rondônia, uma experiência grandiosa, pois atuamos junto à formação da Universidade Federal de Roraima.

 

 

 

AC - Como foi o processo de contribuição na fundação da APASM?

 

Lemos: A APASM iniciamos junto com colegas, pois como Administradores tínhamos a responsabilidade de ser reconhecidos e de desbravar na cidade de Santa Maira, para isso percebemos que tínhamos que ser impetuosos e estar presente principalmente diante a entidades de classe. Inicialmente fomos representantes da Associação Brasileira de Técnicos Administrativos (nomenclatura inicial para a atual Associação Brasileira de Administração), após participamos da seccional na cidade. Também participamos da Delegacia do Conselho Regional de Administração, contribuindo com o Administrador Marco Aurélio da Silva Becker, que foi o primeiro delegado do conselho representando os Administradores da região da cidade de Santa Maria em Porto Alegre.

 

Na década de 80, fundamos a Associação dos Bacharéis em Administração em Santa Maria, em que eu era vice-presidente e tinha como presidente o Administrador José Carlos Vieira. Fui eleito conselheiro regional em Porto Alegre, durante quatro anos, onde atuei também como vice-presidente de fiscalização e registro da profissão. Na época em que fui conselheiro, contei com apoio do Administrador Ruy Giffoni, que era conselheiro em Porto Alegre também, com a missão de solidificar a profissão na cidade de Santa Maria. Assim surgiu a APASM – Associação dos profissionais de Administração de Santa Maria - e extingui-se a Associação dos Bacharéis em Administração de Santa Maria.  O Administrador Ruy Giffoni foi de grande importância para o surgimento da APASM, com ele tivemos muitos embates para a construção dessa entidade de grande representatividade da profissão na cidade. 

 

 

 

AC - Conte-nos sobre sua experiência profissional, como primeiro emprego, trabalho mais desafiador, mais satisfatório e o atual, assim como, as oportunidades que surgiram na vida enquanto Administrador.

 

Lemos: Após me formar fui convidado pelo diretor da rádio e televisão Imembuí, para trabalhar na gerencia dessas empresas de comunicação. Após este trabalho, atuei na Associação dos Municípios do Vale do Jaguari na coordenação do grupo de planejamento regional. Trabalhei como gerente geral de em uma indústria de laticínios em Santa Maria, um trabalho bastante desafiador. Atuei também em outra empresa de comunicação, como diretor no jornal A Razão. Desde 1980, trabalhei como docente da UFSM, atuando nas políticas globais da UFSM, sendo coordenador de curso e também como chefe de departamento. Tive algumas experiências na área governamental, trabalhando como Secretário da Fazenda no governo de Pedro Simon; Secretario de Finanças de Santa Maria e atualmente como Secretario do Meio Ambiente de Santa Maria.

 

 

 

AC - Perspectivas futuras para o Administrador Santamariense, a partir de sua própria experiência no mercado.

 

Lemos: Em minha visão, os profissionais é quem criam suas próprias oportunidades de trabalho. O Administrador atualmente é mais valorizado do que era antigamente, pois hoje, as organizações necessitam de gerenciamento e é no curso de Administração que os sujeitos são preparados para atuar nessa área, pois é um curso bastante viável.

 

 

 

 

*AC: Assessora de Comunicação da APASM (Bárbara de Avila).

Endereço 

Rua Cel. Niederaurer 1565/06, Conjunto CRA/RS-APASM

Centro - Santa Maria, RS 

CEP: 97015-121
 

Ligue

T:  55 99609 5252

Whatsapp: 55 9609 5252
 

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

©CoCCcccccoooppppyrig

Copyright APASM - Todos os direitos reservados